Quando cai o primeiro dente

Perder dentes de leite é uma parte natural da infância de qualquer criança. Se o seu filho acabou de tirar o primeiro dente de leite ou teve um dente permanente arrancado durante um jogo de dodge ball, nós temos respostas às suas perguntas e estamos aqui para ajudar com suas emergências. Mas, você sabe quando cai o primeiro dente?

Quando cai o primeiro dente?

Os 20 dentes de uma criança geralmente caem na mesma ordem em que entram, o que significa que os primeiros dentes a serem perdidos são geralmente os dentes centrais inferiores ou incisivos centrais inferiores. As crianças podem começar a perder os seus dentes de leite entre os 4 e os 7 anos. É ai quando cai o primeiro dente mais ou menos.

Quanto mais cedo a criança começar a dentição, mais cedo os dentes de leite começam a soltar-se. Algumas crianças podem perder dentes antes dos 4 anos de idade ou depois dos 7 anos de idade, mas se este for o caso com o seu filho, é uma boa ideia verificar com um dentista pediátrico para ter certeza de que não há problemas subjacentes.

A maioria das crianças está animada com o primeiro dente solto e com a possibilidade de uma visita da fada do dente, mas algumas pessoas se preocupam que a perda de um dente doerá. Tranquilize qualquer preocupação de que eles provavelmente nem sentirão nada quando seus dentes caírem.

Incentive seu filho a mexer os dentes soltos, mas não para retirá-los antes que estejam prontos, pois isso torna a raiz quebrada mais suscetível à infecção. Uma vez que o dente solto caia, a gengiva pode sangrar um pouco, mas esfregar a boca com água geralmente cuida do problema. Se a gengiva do seu filho continuar a sangrar, peça-lhe que morda um pedaço de gaze ou uma toalha limpa. O sangramento deve parar dentro de uma hora.

Pode levar algumas semanas para que um dente permanente substitua o dente de leite perdido e, uma vez que ele entre, você pode notar que ele parece maior, tem alguns sulcos mais pronunciados e não parece tão branco. Isso tudo é normal! Lembre-se de ajudar seus filhos a cuidarem muito bem desses novos dentes, pois esses são os que terão para sempre.

O que fazer quando o filho perder um dente permanente?

Primeiro, não entre em pânico! Se você ficar calmo, isso ajudará seu filho a permanecer calmo também. Em seguida, recupere o dente, certificando-se de segurá-lo pela coroa e não pela raiz. Limpe-o suavemente com água, mas não o esfregue nem use sabão.

Se possível, coloque o dente de volta no encaixe de que caiu e segure-o com gaze ou pano. Mas se você não for capaz de substituir o dente no soquete, coloque-o em um recipiente limpo com leite até que você possa ir ao dentista.

Se você é capaz de devolver o dente ao seu encaixe ou não, você deve levar seu filho e o dente ao seu dentista pediátrico o mais rápido possível. É importante que seu filho receba cuidados o mais rápido possível para salvar o dente.

Não se esqueça de acompanhar quando cai o primeiro dente para saber se está tudo certo com seu filho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *