O que é intoxicação por metais pesados

Um teste de sangue de metal pesado é um grupo de testes que medem os níveis de metais potencialmente prejudiciais no sangue. Os metais mais comuns testados são chumbo, mercúrio, arsênico e cádmio. Metais que são menos comumente testados incluem cobre, zinco, alumínio e tálio. Os metais pesados ​​são encontrados naturalmente no meio ambiente, certos alimentos, medicamentos e até mesmo na água. É possível ter uma
intoxicação por metais pesados.

Metais pesados ​​podem entrar em seu sistema de maneiras diferentes. Você pode respirá-los, comê-los ou absorvê-los através de sua pele. Se muito metal entrar em seu corpo, isso pode causar intoxicação por metais pesados.

A intoxicação por metais pesados ​​pode levar a sérios problemas de saúde. Estes incluem danos nos órgãos, alterações comportamentais e dificuldades com o pensamento e a memória. Os sintomas específicos e como isso afetará você dependem do tipo de metal e de quanto isso está no seu sistema.

Intoxicação por metais pesados

O teste de metais pesados ​​é usado para descobrir se você foi exposto a certos metais e quanto do metal está em seu sistema.

Por que preciso de um exame de sangue com metal pesado?

O seu médico pode pedir um teste de sangue de metal pesado se você tiver sintomas de intoxicação por metais pesados. Os sintomas dependem do tipo de metal e da quantidade de exposição existente.

Seus sintomas podem incluir:

  • Náusea, vômito e dor abdominal
  • Diarreia
  • Formigamento nas mãos e pés
  • Falta de ar
  • Arrepios
  • Fraqueza

Algumas crianças com menos de 6 anos podem precisar de testes para chumbo porque têm um risco maior de envenenamento por chumbo. O envenenamento por chumbo é um tipo muito grave de intoxicação por metais pesados.

É especialmente perigoso para as crianças porque seus cérebros ainda estão se desenvolvendo, por isso são mais vulneráveis ​​a danos cerebrais causados ​​pelo envenenamento por chumbo. No passado, o chumbo era frequentemente usado em tintas e outros produtos domésticos. Ainda é usado em alguns produtos hoje.

As crianças pequenas são expostas ao chumbo tocando as superfícies com chumbo, depois colocando as mãos na boca. As crianças que vivem em casas mais velhas e / ou vivem em condições mais precárias podem estar em risco ainda maior porque seus ambientes geralmente contêm mais chumbo.

Mesmo baixos níveis de chumbo podem causar danos cerebrais permanentes e distúrbios comportamentais. O pediatra do seu filho pode recomendar testes de chumbo para o seu filho, com base no seu ambiente de vida e nos sintomas do seu filho.

O que acontece durante um teste de sangue de metal pesado?

Um profissional de saúde coletará uma amostra de sangue de uma veia do braço, usando uma pequena agulha. Depois que a agulha é inserida, uma pequena quantidade de sangue será coletada em um tubo de ensaio ou frasco. Você pode sentir uma picada quando a agulha entra ou sai. Isso geralmente leva menos de cinco minutos.

Preciso fazer alguma coisa para me preparar para o teste?

Alguns peixes e moluscos contêm altos níveis de mercúrio, por isso você deve evitar comer frutos do mar por 48 horas antes de ser testado.

Há algum risco para o teste?

Existe muito pouco risco de fazer um exame de sangue. Você pode sentir leve dor ou hematomas no local onde a agulha foi colocada, mas a maioria dos sintomas desaparece rapidamente.

O que os resultados significam?

Se seu teste de sangue de metal pesado mostrar um alto nível de metal, você precisará evitar completamente a exposição a esse metal. Se isso não reduzir o metal em quantidade suficiente no sangue, o médico poderá recomendar a terapia de quelação.

A terapia de quelação é um tratamento em que você toma uma pílula ou recebe uma injeção que funciona para remover o excesso de metais do corpo.

Se os seus níveis de metais pesados ​​estiverem baixos, mas você ainda tiver sintomas de exposição, seu médico provavelmente solicitará mais testes. Alguns metais pesados ​​não ficam na corrente sanguínea por muito tempo. Estes metais podem ficar mais tempo na urina, cabelo ou outros tecidos do corpo. Portanto, você pode precisar fazer um exame de urina ou fornecer uma amostra de seu cabelo, unha ou outro tecido para análise.

Assim você poderá saber se possui uma intoxicação por metais pesados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *