Benefícios e efeitos do ZMA

O ZMA é uma formulação clinicamente comprovada de aspartato de zinco e magnésio com vitamina B6, que ajuda a recuperar músculos queimados, dá força para exercícios intensos, desencoraja o acúmulo de gordura e melhora o sono profundo à noite. Continue lendo este artigo e entenda tudo sobre os benefícios e os efeitos do ZMA.

É muito comum entre os atletas e treinadores de fitness perder minerais importantes como zinco, magnésio, ferro, entre outros, através do suor e da urina, devido ao treinamento e atividades físicas. Alguns dos hábitos alimentares (por exemplo, excesso de consumo de açúcar refinado, pão branco, álcool, etc) também levam a uma menor absorção de zinco e magnésio.

Sabendo do fato de que o zinco e o magnésio são minerais importantes, especialmente para aqueles que exercem fisicamente, pode-se considerar incorporar a suplementação de ZMA em sua rotina. Ao mesmo tempo, deve-se também estar bem ciente dos efeitos do ZMA em nosso corpo e, além disso, saber como tomar ZMA. Vamos primeiro começar com os efeitos do ZMA.

Benefícios / Efeitos Do ZMA

Fonte: Grande Atleta

Até agora, suplementos como creatina, soro de leite, caseína, ganho de peso, etc, são comuns e discutidos mais entre muitas pessoas. O ZMA, embora esquecido, incorpora vários benefícios para as pessoas pertencentes à indústria de fitness. Alguns deles são listados:

1. Efeito do ZMA no nosso sistema imunológico

Se você se sentir inativo, seu corpo dói, ou você está sofrendo de qualquer tipo de doença, você não deve seguir o treinamento. Se você tem imunidade fraca e adoece com frequência, então, cara, este é o momento certo para iniciar a suplementação de ZMA. O componente de zinco no ZMA ajuda a reduzir a inflamação em todo o corpo, tornando a sua imunidade forte.

É novamente óbvio que, quando alguém está livre de doenças temporárias e sem estresse, pode desfrutar de boa noite de sono; é isso que o suplemento ZMA leva.

2. Importância Nutricional

As fontes naturais que são ricas em zinco são ostras, canelas e caranguejos; que novamente não fazem parte da alimentação cotidiana. Os atletas possuem proteína suficiente, mas muitas vezes falta em outros nutrientes como zinco, magnésio, potássio, cálcio e vitamina E. Assim, incorporando ZMA na rotina pode adicionar benefícios nutricionais.

3. Testosterona e níveis de hormônios da tireóide

Bem, ZMA não é uma droga para melhorar a testosterona em nosso corpo. De acordo com um estudo publicado no Journal of Exercise Physiology, é relatado que tomar pelo menos 5 mg de ZMA por dia pode trazer efeitos positivos nos níveis de testosterona no nosso corpo e, consequentemente, mais motivação para treinar mais.

O zinco também é benéfico para o nível de tireóide em nosso corpo. Deve-se notar que os hormônios da tireóide regulam a taxa de metabolismo, o que é essencial para a construção de músculos.

Efeitos do ZMA

ZMA são de grande benefício, quando tomados em dose especificada. Para os homens, a dose recomendada é de 3 cápsulas por dia (um total de 30 mg de zinco, 450 mg de magnésio e 10 mg de vitamina B6). Para as mulheres, apenas 2 cápsulas são suficientes (composto por 20 mg de zinco, 300 mg de magnésio e 6 mg de vitamina B6). A sobredosagem de ZMA pode causar os seguintes reveses:

Devido ao componente de zinco

A overdose de ZMA implica a overdose de todos os seus componentes. O acesso do zinco em nosso corpo pode interferir na absorção de outros minerais como ferro e cobre. Outros efeitos colaterais do zinco que podem ser notados em uma curta duração são-

  • Náusea
  • Diarreia
  • Colesterol baixo
  • Vômito
  • Cólica abdominal
  • Provocar distorção ou sensação de gosto desagradável

Devido ao componente de magnésio

Pessoas com problemas renais devem ser particularmente interessadas em incorporar o suplemento ZMA ou não. Como o nosso rim filtra o magnésio, e se alguém tiver complicações renais, a sobredosagem de ZMA pode levar à toxicidade do magnésio no corpo.

A tontura e a respiração conturbada às vezes também estão associadas aos níveis de magnésio em nosso corpo. Os efeitos do ZMA imediatos devido ao excesso de magnésio são

  • Náusea
  • Cólica abdominal

Devido ao componente da vitamina B6

A vitamina B6 não tem efeitos colaterais alérgicos, mas sua overdose leva a uma pressão arterial mais baixa, aumento do sangramento e níveis mais baixos de açúcar no sangue. Os efeitos colaterais relatados do excesso de vitamina B6 incluem

  • Arritmia (batimento cardíaco anormal)
  • Problemas gástricos
  • Reações cutâneas

Tomando ZMA como um todo, pode cumprir a exigência de nutrientes importantes no nosso corpo. Como tudo na natureza é benéfico e, ao mesmo tempo, perigoso, se mal utilizado. Da mesma forma, a sobredosagem de ZMA pode causar problemas, por isso é altamente recomendável manter a dose padrão mesmo que você não consiga ver os resultados imediatamente.

Pontos a lembrar ao tomar ZMA

  • Recomenda-se tomar as cápsulas de ZMA pelo menos uma hora antes de ir para a cama e 1-2 horas após as refeições.
  • Não se deve tomar ZMA com alimentos porque tanto o zinco quanto o magnésio são mal absorvidos quando tomados com alimentos.
  • Não overdose em tudo. Mais do que a quantidade necessária de zinco e magnésio pode interferir com o funcionamento estável do corpo.

Então, amigos, agora que você está ciente dos benefícios e efeitos do ZMA, quais são seus pensamentos sobre como iniciar a suplementação de ZMA? Você já está tomando ZMA? Você recomendaria o ZMA aos seus companheiros? Não se esqueça de compartilhar suas preferências sobre este suplemento na seção de comentários.

Ha, e para finalizar este texto da melhor forma possível, fiquem com o infográfico sobre ZMA produzido pelo site Grande Atleta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *